Patrimônio Cultural de Minas Gerais, a cachaça é tão importante para a cultura mineira como é o queijo, leite ou o café. Atualmente, os produtores estão investindo mais na produção e armazenamento,  isso agregou  mais qualidade e sofisticaçãoo ao nosso nobre destilado.

A Confraria Alambiques de Minas – CONFALA , oferece um ambiente propício para aprendermos mais sobre  o universo da Cachaça,  num ambiente cheio de Mineiridade.

Vivemos duas realidades que geraram um maior distanciamento social entre as pessoas: a impessoalidade gerada pelas facilidades da comunicação remota  e os altos preços praticados pelos Bares e Restaurantes. Os eventos da CONFALA resolvem esses dois problemas! Nos encontros o Confrade além de convidar amigos e familiares, terá oportunidade de conhecer amigos e familiares de outros confrades. De uma maneira totalmente informal e descontraída, na Confraria fazemos novos amigos, novas conexões e, claro, ampliarmos nosso network.

Tudo com muita economia! Isso mesmo! A cada evento, a Diretoria da Confraria negocia com o bar o restaurante que irá receber o evento. A redução significativa dos preços só é possível porque a tratativa é feita para o grupo de confrades, ou seja, no atacado. É a união e nossa capacidade de nos organizar que permite criarmos uma parceria no estilo “ganha-ganha” com os donos de Bares e Restaurantes.

A Cachaça é, e sempre será, a protagonista dos encontros da Confraria Alambiques de Minas. Ainda temos muito que aprender sobre o nobre destilado genuinamente brasileiro. Quantos de nós e quantos entre nós, saberia responder com segurança questões do tipo:

  1.  Qual a diferença entre Cachaça e água ardente?
  2.  Quando uma cachaça pode ser classificada como Ouro, Premium ou  Extra Premium?
  3.  Existe alguma diferença entre cachaça armazenada e envelhecida?
  4.  Qual a diferença entre cachaça fabricada em alambique e em coluna?

Entender o quanto é fascinante e rico é o terceiro destilado mais consumido no mundo, é abordado nos eventos e artigos publicados pela CONFALA. Rotineiramente, especialistas são convidados para preparar e ensinar o preparo de drinks  a base de frutas e nossa deliciosa cachaça.

A Confraria realiza basicamente dois tipos de encontros: um de confraternização, onde podem ir confrades e seus convidados e outro de degustação, fechado aos confrades e um produtor de cachaça convidado.

Nas degustações o produtor pode colocar seu produto para apreciação do mercado consumidor, ali representado pelos confrades. Através de fichas de avaliação é possível dar um feedback para o fabricante o que poderá ratificar a aceitação ou servir de orientação para eventuais correções. Por outro lado, os confrades tem acesso a história, processo de fabricação e até mesmo a história de vida do produtor.

 

Essa aproximação entre consumidor e produtor é outra nobre contribuição que a Confraria Alambique de Minas trás para o segmento no nosso Estado e, porque não dizer, no nosso país.

Ser um confrade é simples e não tem nenhum custo ou tarifa para se associar. Também não é preciso ser degustador de cachaça. É mister, apenas, reconhecer e valorizar os símbolos que formam a nossa identidade mineira. Sendo a cachaça, indiscutivelmente, um deles!